Salim Aouar's blog

Como Fazer um Servidor Linux para Compartilhar Internet?

Entenda e saiba como fazer um Servidor Linux para Compartilhamento de Internet

Servidor Linux

O Servidor Linux quando faz o papel de Compartilhamento de Internet, na verdade ele está possibilitando a comunicação entre redes (uma Rede Interna com a Internet). Nesse tipo de situação, dizemos que o Servidor faz papel de NAT (Network Address Translation - Tradução de Endereços de Rede), sendo o Gateway Padrão das máquinas da Rede Interna.

Para que uma máquina GNU/Linux se torne um Servidor de Compartilhamento de Internet (NAT da Rede), deve-se seguir os seguintes passos:

echo "1" > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
# Liberando o Encaminhamento via Política Padrão
iptables -P FORWARD ACCEPT

# Mascarando os pacotes que sairem para a Internet (eth0)
iptables -t NAT -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE

Sugiro que veja essa excelente videoaula e a subsequente para ter mais detalhes: Aula Sobre Encaminhamento de Pacotes no Linux.

Perceba que estamos levando em consideração que o Servidor está com a interface eth0 conectada à Internet. Além disso, não estamos tratando de bloqueios e outros controles avançados neste Post.

Caso queira se aprofundar no mundo de Servidores Linux, indico o meu Curso Completo e Gratuito: clique aqui.

Curso Gratuito de Servidor Linux

Ele abrange praticamente tudo que uma pessoa precisa para iniciar no mundo de Servidores Linux, vai do básico ao avançado! Indique o curso a seus amigos(as), ok?!

Espero ter contribuído para ampliação do seu conhecimento! Continue me acompanhando, teremos conteúdos com grande qualidade frequentemente aqui no Blog. Qualquer dúvida, elogios ou críticas, deixe o comentário abaixo. Será um prazer te ajudar!

Ah… envie esse Post e o Blog para sua Rede Social, é muito importante para podermos atingir um maior número de pessoas interessadas!!! Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas novidades do Blog, Curso, Tutoriais e Dicas!!! Até mais!!!