Salim Aouar's blog

Trabalhando com Variáveis em Linguagem C - Valores Inteiros (int)

Aprenda a utilizar variáveis inteiras (int) em Linguagem C

Linguagem C Variáveis

As Variáveis em Linguagens de Programação possibilitam o armazenameno de valores para utilização ao longo do código.

Em Linguagem C as variáveis possuem tipos (tipadas) e devem ser declaradas antes de serem utilizadas.

O que acha de resolvermos um problema utilizando a Linguagem C?! A finalidade será de aprendermos sobre variáveis inteiras, ok?!

Enunciado da questão: Faça um código em linguagem para receber dois valores inteiros do teclado (usuário) e, em seguida, informe a soma entre eles.

Nesse exercício, necessitaremos de utilizar três variáveis inteiras, sendo duas para realizar a leitura dos valores (com o scanf), e uma terceira para armazenar o cálculo da soma e ser exibida na tela (com o printf).

Vamos à solução…

#include<stdio.h>

main() {
  int valor1, valor2, resultado;

  printf("Informe o 1º valor: ");
  scanf("%d", &valor1);

  printf("Informe o 2º valor: ");
  scanf("%d", &valor2);

  resultado = valor1 + valor2;

  printf("\nA soma dos valores é = %d\n", resultado);

}

Repare que tanto no scanf quanto no printf utilizamos o %d como máscara de leitura e escrita, respectivamente. O %d é a máscara padrão para valores inteiros na linguagem C.

O & (E comercial) é utilizado no scanf para indicar qual será o endereço de memória da variável que receberá o valor digitado pelo usuário.

Para cada tipo de variável há uma máscara padrão, sendo as mais comuns da lingaugem C:

%d - Inteiros - int
%f - Reais - float
%c - Letra - char
%lf - Long Float - double

Caso tenha dúvidas sobre como compilar códigos em linguagem C, veja os Posts sobre Como Compilar Código da Linguagem C no GCC do Linux?, Dicas de Como Compilar Códigos da Linguagem C Online ou Fazendo o Pimeiro Aplicativo em Linguagem C.

É isso aí… Acompanhe esta Série de postagens sobre programação, lógica e linguagem C através do menu Séries. Há diversos Posts sobre esse assunto!

Compartilhe esse Post e o Blog para sua Rede Social, é muito importante para podermos atingir um maior número de pessoas interessadas! Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas novidades do Blog, Curso, Tutoriais e Dicas!!!

Espero ter contribuído para seus conhecimentos com essa dica! Continue me acompanhando, sempre teremos conteúdos com grande qualidade aqui no Blog e em meu Canal do Youtube. Qualquer dúvida, elogios ou críticas, deixe o comentário abaixo. Será um prazer te ajudar! Até mais!