Salim Aouar's blog

Como Compilar Código da Linguagem C no GCC do Linux?

Aprenda a Compilar códigos da Linguagem C utilizando o compilador GCC do Linux

Linguagem C Compilação no GCC

Muitos usuários possuem receio quanto ao processo de compilação e execução utilizando o GCC no Linux. Porém, este é um processo muito simples e trivial de se fazer!

O Linux e a Linguagem C possuem uma relação muito próxima. O GNU Compiler Collection (GCC) já vem por padrão nas distribuições Linux.

Para podermos fazer aplicativos simples em Linguagem C no GNU/Linux, necessitaremos dos seguintes aplicativos:

Todos os requisitos já vem instalados em qualquer distribuição atual. Ou seja, você não precisará instalar nada para fazer suas aplicações!

O processo de codificação, compilação e testes com o GCC pode ser resumido em 3 passos:

  1. Escrever o código fonte no Editor de Textos e salvar o arquivo com algum_nome_do_codigo.c;
  2. Abrir o Terminal de Comandos (Shell), acessar a pasta onde está o código e compilá-lo: gcc algum_nome_do_codigo.c -o seu_aplicativo;
  3. Executar e testar o aplicativo gerado através do próprio Terminal: ./seu_aplicativo.

Veja a seguir o vídeo que gravei explicando todo o processo de compilação com o GCC no Linux. Nessa videoaula faço todo passo a passo necessário:

É isso aí… Acompanhe esta Série de postagens sobre programação, lógica e linguagem C através do menu Séries. Há diversos Posts sobre esse assunto!

Espero ter contribuído para seus conhecimentos com essa dica! Continue me acompanhando, sempre teremos conteúdos com grande qualidade aqui no Blog e em meu Canal do Youtube. Qualquer dúvida, elogios ou críticas, deixe o comentário abaixo. Será um prazer te ajudar!

Compartilhe esse Post e o Blog para sua Rede Social, é muito importante para podermos atingir um maior número de pessoas interessadas! Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas novidades do Blog, Curso, Tutoriais e Dicas!!! Até mais!