Salim Aouar's blog

Dicas para Aprender Programação de Computadores

Veja dicas importantes para quem deseja aprender Programação de Computadores

Inspiração

Trabalho há vários anos ensinando Programação de Computadores no ensino superior, e gostaria de compartilhar com você algumas percepções e conselhos importantes para se aprender a programar. Confira:

- Dica 1: Dedicação

É interessante observar que muitas pessoas querem programar com pouco tempo de prática e estudos. Mas, quando se deparam com problemas um pouco mais complexos, acabam desistindo ou assumindo o discurso de que não possuem aptidão para esta tarefa. Sinceramente, para quem está começando o importante é a Dedicação.

Assim como tudo na vida, deve-se ter em mente que o caminho é longo e nunca acaba. As dificuldades serão inúmeras mas, sem se dedicar, nenhum profissional conseguirá atingir resultados positivos.

- Dica 2: Prática e Repetição

Percebi que muitos alunos melhoraram muito o raciocínio lógico voltado para a programação através de muita prática. As atividades práticas e repetitivas são excelentes para que se consiga fixar e melhorar a lógica de programação.

Quando você começar a resolver exercícios de programação, terá um grande salto no aprendizado. Nos momentos que os erros ocorrerem e que conseguir resolvê-los, fixará ainda mais a linguagem e a lógica.

Mas, a lista de exercícios tem que ser muito bem escolhida, iniciando com exercícios simples e aumentando a complexidade à medida que o aluno vai progredindo. Assim, ele conseguirá caminhar com as próprias pernas e ganhar muita confiança!

- Dica 3: Base Sólida

Primeiramente, o foco deve estar sempre em formar uma Base Sólida de conhecimento e raciocínio lógico. Há pessoas que querem aprender diversas tecnologias e linguagens modernas, mas esquecem que precisam ter uma base boa para suportar os estudos futuros.

Ou seja, de nada adianta a pessoa querer aprender uma Tecnologia Mobile, se ela não sabe nem como funciona um Laço de Repetição (Loop) ou um Array Associativo. Ou pior, de querer aprender uma Linguagem Orientada a Objetos, mas programar de forma estruturada sem saber o que está fazendo!

Então, vá com calma! Construa sua Base Sólida para depois levantar um grande e belo Edifício.

- Dica Final: Mas, e daí?!

Todo esse papo de Dedicação, Prática e Repetição, Base Sólida, … está muito teórico e motivacional. Há uma dica mais prática e objetiva?

Reposta: SIM! Na minha humilde opinião pode-se seguir os seguintes passos de estudos durante 6 meses:

  1. Aprenda primeiro numa Linguagem de Programação Estruturada. Minha sugestão: Linguagem C.
  2. Resolva muitos exercícios na seguinte ordem:
    • Entrada, Saída e Variáveis: printf e scanf;
    • Estruturas Condicionais: if, if-else, switch-case;
    • Estruturas de Repetição (Loops): for, while, do-while;
    • Vetores: numéricos de 1 e 2 dimensões;
    • Strings: vetores de caracteres (gets, puts, strcmp, strcpy, strlen, strcat);
    • Funções: com passagem de parâmetros por cópia e referência;
    • Registros: struct;
    • Arquivos: fscanf, fprintf, fgets, fread e fwrite.
  3. Procure novos conteúdos e linguagens, lembrando de todas dicas!

Perceba que o foco não é aprender a Linguagem C. Você resolverá exercícios utilizando essa linguagem. Certamente aprenderá muito sobre ela. Mas, o mais importante é que depois disso você estará bem preparado para crescer mais.

Portanto, após a Dedicação, Prática e Repetição e, formação de uma Base Sólida com esses passos, você estará mais acostumado e preparado para aprender novas linguagens, novos paradigmas e novas tecnologias.

Espero ter contribuído e te motivado! Qualquer dúvida, elogios ou críticas, deixe o comentário abaixo, ok?! Terei o prazer em ajudá-lo!

Ah… compartilhe este Post e Blog com seus amigos e interessados. Isto é um grande incentivo para mim! Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas novidades do Blog, Curso, Tutoriais e Dicas!!! Até mais!