Salim Aouar's blog

Dicas de Ferramentas para Gerência de Redes Linux - iftop, nmap, iptraf, munin

Todo administrador de Sistemas Linux precisa de ferramentas certas para fazer uma boa gerência da rede. Veja as ferramentas e dicas abaixo:

Administrador de Sistemas Linux

Um bom SysAdmin precisa de ferramentas corretas para gerenciar o servidor e a rede. Diversas ferramentas de linha de comando são interessantes, pois podem auxiliar ao administrador num diagnóstico mais exato em relação a problemas.

Pensando nisso, gostaria de indicar algumas ferramentas de linha de comando que utilizo no meu dia a dia:

- iftop

O iftop é um aplicativo que permite realizar o monitoramento de interfaces de rede em tempo real. Através dele é possível saber qual(is) IPs da rede interna estão consumindo mais banda em um determinado momento, bem como qual o destino que as mesmas estão acessando.

- nmap

O nmap é um grande aplicativo que realiza diversas tarefas no âmbito da análise e gestão da rede. Gosto muito de utilizá-lo como scanner em algumas situações: quando quero saber o número de clientes num determinado momento, quando preciso saber quais portas estão abertas em um determinado cliente/servidor, entre outras verificações de segurança.

- iptraf

O iptraf permite ao administrador da rede obter informações detalhadas sobre o tráfego. Ele é mais completo que o iftop, traz recursos muito interessantes, tais como: visualização do tráfego, dados estatísticos por pacotes e protocolos, relatórios personalizados.

- munin

O munin não é um ambiente modo terminal, ele é uma ferramenta mais completa, acessível via browser e armazena dados históricos sobre os recursos do servidor. É muito interessante realizar monitoramentos de rede, discos rígidos, processador, memória, swap, e outros recuros, com o munin!

Mas, você até agora só escreveu, não mostrou nem print de tela com as ferramentas mencionadas. Poderia passar algo mais prático?!

Claaaro! Veja abaixo um vídeo que gravei falando das ferramentas acima. Aproveite para ver os outros vídeos, ok?!

Além disso, esta é uma Aula do meu Curso Gratuito de Servidores Linux. Nele você poderá aprender muito mesmo, faça sua inscrição gratuita!

Espero ter contribuído para seus conhecimentos com essa dica! Continue me acompanhando, sempre teremos conteúdos com grande qualidade aqui no Blog. Qualquer dúvida, elogios ou críticas, deixe o comentário abaixo. Será um prazer te ajudar!

Compartilhe esse Post e o Blog para sua Rede Social, é muito importante para podermos atingir um maior número de pessoas interessadas! Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas novidades do Blog, Curso, Tutoriais e Dicas!!! Até mais!