Salim Aouar's blog

Aprenda a Configurar o VirtualBox para Simular uma Rede de Computadores com Máquinas Virtuais

Saiba como fazer a configuração do VirtualBox para simular uma rede de computadores entre Máquinas Virtuais

VirtualBox Logomarca

O VirtualBox é uma aplicação que permite ao usuário fazer Virtualização Completa em diversas plataformas: GNU/Linux, Windows, OSX, Solaris, entre outras.

Mas, muitos usuários utilizam o VirtualBox para trabalhar com uma virtualização simples, sem utilizar recursos mais sofisticados.

As Configurações de Rede podem ser acessadas através da opção Configurações da Máquina Virtual, veja a Figura abaixo na aba das configurações de rede:

VirtualBox Configurações de Rede

Repare que para cada Máquina Virtual, é possível ativar até 4 interfaces de rede, sendo que para cada uma delas pode-se fazer configurações específicas.

Gostaria de apresentar algumas Opções de Rede que a Máquina Virtual pode ser configurada no VirtualBox:

Sabendo as diferenças das configurações, pode-se realizar diversas combinações das opções para a montagem de um ambiente de simulação. Veja o Diagrama a seguir de uma ideia de montagem de um ambiente:

Diagrama Simulando Ambiente de Rede

Nesse Diagrama pode-se observar que a Internet é fornecida através do Modem/Roteador ao Computador (que é a Máquina Física - Hospedeiro).

A Máquina Física possui 3 (três) Máquinas Virtuais simulando um ambiente de Rede Completo. No VirtualBox as configurações das interfaces de rede poderiam ser as seguintes para simulação:

Enfim, pode-se fazer diversas combinações híbridas para simular ambientes de rede, desenvolvimento, bancos de dados, etc.

No Curso Gratuito de Servidor Linux o conteúdo é trabalhado desde o básico mesmo. Fazemos toda a configuração do ambiente de simulação com o VirtualBox, clonando as Máquinas Virtuais e configurando as Opções de Rede.

Veja abaixo o vídeo que explico as diferenças para a montagem do Ambiente de Simulação:

Essa videoaula também está acessível diretamente na Plataforma de Ensino Online, confira aqui .

Caso queira entender melhor o Curso Gratuito de Servidor Linux, veja este Post que fiz há alguns dias. Certamente você vai adquirir mais conhecimentos sobre a área ao fazer o curso!!!

Curso Gratuito de Servidor Linux

Compartilhe esse Post e o Blog para sua Rede Social, é muito importante para podermos atingir um maior número de pessoas interessadas! Curta a página no Facebook e fique por dentro de todas novidades do Blog, Cursos, Tutoriais e Dicas!!!

Espero ter contribuído para seus conhecimentos com essa dica! Continue me acompanhando, sempre teremos conteúdos com grande qualidade aqui no Blog e em meu Canal do Youtube. Qualquer dúvida, elogios ou críticas, deixe o comentário abaixo. Será um prazer te ajudar! Até mais!